No momento, você está visualizando Compliance em empresas familiares: isso é possível, sim!

Compliance em empresas familiares: isso é possível, sim!

  • Categoria do post:Compliance

Imaginem um ambiente ético, íntegro e que controla os riscos de suas operações por meio de planos de contingência delineados especificamente para o seu negócio. Enganam-se aqueles que pensam que essa realidade só pode ser aplicada às grandes empresas com diversidade de sócios. Empresas familiares, sejam elas grandes ou pequenas, podem e devem construir um ambiente como esse a fim de gerar uma maior competitividade para o seu negócio.

Em uma empresa em que pais, tios, filhos e irmãos compartilham a direção do negócio é primordial que haja regras bem definidas e um planejamento estratégico de crescimento que dê robustez ao negócio. Nesse contexto, o programa de compliance é uma excelente medida.

Gerenciar os riscos, ter uma comunicação adequada com os colaboradores, elaborar um código de conduta e treinar a equipe para melhor atender aos anseios da empresa e dos clientes são ótimas formas de crescer organicamente e de viabilizar o negócio. Empresas familiares também precisam de estratégia para atraírem e fidelizar sua clientela e para solidificarem sua marca no mercado para muito além dos cinco primeiros anos de negócio.

Embora haja aqueles que pensam que o programa de compliance é apenas para as grandes empresas, em um mundo cada vez mais hiper conectado, com investidores e consumidores atentos à reputação e imagem das organizações, é crucial estabelecer critérios de governança que devem ser seguidos por todos na organização.Parâmetros de integridade e governança podem e devem ser implementados em quaisquer organizações. O que de fato fará a diferença em sua implementação é o comprometimento de cada integrante com as normas delineadas no programa de compliance. Não importa se o CEO é pai, tio, primo ou irmão, as normas devem ser seguidas por todos sem distinção. É esse comprometimento que trará maior vantagem competitiva para o negócio e que permitirá o seu crescimento saudável em um mercado cada vez mais voraz.

Deixe um comentário