Você está visualizando atualmente Gestão trabalhista: uma ótima maneira de reduzir despesas e otimizar lucros

Gestão trabalhista: uma ótima maneira de reduzir despesas e otimizar lucros

Gestão trabalhista nada mais é do que a utilização de recursos a fim de potencializar o capital humano e econômico voltados à área trabalhista da empresa. Toda companhia que almeja crescer e explorar o seu potencial de vendas deve possuí-la.

Essa gestão considera fatores atrelados à dinâmica laboral como: análise do quadro de pessoal, cumprimento das normas trabalhistas, incentivos aos colaboradores em desenvolver/estimular as suas habilidades, gestão de riscos e análise de eventuais ilegalidades. Trata-se de uma ferramenta capaz de organizar a empresa a ponto de alavancar a sua potencialidade.

Por meio dessa gestão, a companhia consegue viabilizar os lucros e reduzir, consideravelmente, o seu passivo trabalhista. O gestor, que deve ser uma pessoa qualificada, auxilia na elaboração de planos e metas a serem alcançados com o menor impacto possível no orçamento da empresa. Procedimentos e monitoramento são criados para esse fim.

Alguns dos procedimentos que podem ser realizados pela empresa são: procedimentos de gestão de desempenho dos colaboradores; de políticas contra o assédio moral e sexual; de plano de cargos e salários; de desenvolvimento profissional; de capacitação; de treinamento; de admissão e demissão de pessoal; de análise das folhas de pagamentos, da jornada de trabalho dos colaboradores e de seu desligamento; e gestão dos benefícios recebidos por eles. Esses procedimentos fazem parte de uma rotina trabalhista empresarial que têm por fim amenizar e prevenir os riscos de passivos trabalhistas.

Muitas vezes os custos envolvidos em ações trabalhistas são maiores que o pagamento correto das verbas laborais e o cumprimento de todos os seus encargos. As empresas devem ter em mente que amenizar e prevenir os débitos trabalhistas é uma maneira inteligente de gerir os seus lucros.

Recentemente o Mc’Donalds foi condenado a pagar R$ 20 mil reais pela prática de assédio moral.[1] Uma empresa de ônibus foi condenada a pagar R$ 75 mil por danos morais coletivos por não contratar pessoas com deficiência e reabilitadas em número suficiente.[2] Caso essas empresas contassem com uma boa gestão trabalhista, esses passivos poderiam ter sido evitados e esse montante poderia ter sido investido nas atividades da empresa, perfazendo mais lucros e maior crescimento.

Há, claro, aquelas empresas que estão dispostas a assumir o risco de eventuais passivos trabalhistas. Essa é a realidade de parte das micro e pequenas empresas. Então por qual razão elas deveriam investir em uma gestão trabalhista? A resposta é simples: uma boa gestão trabalhista encurta o caminho do sucesso. A gestão trabalhista atua de maneira preventiva e faz com que a empresa cresça e administre os seus lucros de forma mais eficaz.


[1] Disponível em: http://www.tst.jus.br/web/guest/-/rede-de-lanchonete-é-condenada-por-assédio-moral-comprovado-contra-atendente. Acesso em: 2 fev. 2021.

[2] Disponível em: https://www.tst.jus.br/web/guest/-/empresa-de-%C3%B4nibus-%C3%A9-condenada-por-contrata%C3%A7%C3%A3o-insuficiente-de-pessoas-com-defici%C3%AAncia. Acesso em: 2 fev. 2021.

Deixe um comentário