Um filme que já esteve na lista dos top 10 da Netflix. Um suspense que poderia não ser tão dramático, se não fosse baseado em fatos reais. O enfermeiro da noite conta a história de Charles Cullen, também conhecido como “Anjo da morte”.
O filme é bem interessante e nos faz refletir sobre o que um programa de compliance deve ter – e o que não deve ser feito. São quatro ferramentas do compliance que podemos analisar nessa película: canal de denúncia, investigação interna, due diligence e pesquisa de clima.
Um canal de denúncia é fundamental para se ter conhecimento sobre o que, de fato, acontece na empresa. Por meio do canal, é possível que colaboradores e demais pessoas – sejam elas do quadro da empresa ou não – possam denunciar condutas suspeitas ou irregulares praticadas dentro da organização. No filme, caso o hospital tivesse um canal de denúncias, a administração poderia ter sido informada sobre as atitudes suspeitas antes que elas tomassem proporções maiores.
Quando há condutas irregulares é preciso que haja uma investigação interna a fim de apurar o que realmente aconteceu. A investigação deve ser realizada de forma séria e deve ser conduzida por uma equipe responsável. A equipe deve ouvir os colaboradores pontuais para a resolução do fato bem como o suspeito. Ao final deve ser realizado um relatório em que se aponta a conclusão final da investigação. No filme podemos perceber que a investigação não foi conduzida com seriedade e, tampouco, com transparência. A impressão que se tem é que a investigação foi realizada somente como forma de cumprir um protocolo.
Quando a empresa vai contratar com outrem é importante que ela faça o due diligence a fim de verificar a idoneidade e a reputação do contratado. Por meio dessa ferramenta a empresa minimiza os riscos que podem impactar diretamente na sua imagem. Ao realizar o due diligence é possível descobrir se a pessoa com quem se deseja contratar é ética, íntegra e dialoga com o perfil da empresa.
É importante destacar que a organização promova um bom clima organizacional para os seus colaboradores. Por isso que a pesquisa de clima é fundamental. Por meio dela, os funcionários poderão dar detalhes sobre o ambiente de trabalho e informar se há algum colega que dificulta a realização de tarefas, por exemplo. No filme, caso fosse feita uma pesquisa de clima, muito provavelmente a empresa saberia que o ambiente de trabalho não estava harmônico, o que repercutia na presteza do trabalho prestado por Amy (colega de trabalho de Cullen).
É preciso salientar que a imagem e reputação da empresa devem ser protegidas e um programa de compliance tem muito a contribuir nesse aspecto. No entanto, a imagem e a reputação não devem ser protegidas a qualquer custo (como foi feito no filme). Antes de trabalhar no hospital junto com Amy, Cullen havia passado por nove hospitais. Na maioria das empresas a sua conduta suspeita foi notada e nada foi feito. O receio de que as instituições de saúde tivessem sua imagem e reputação abaladas em razão de um escândalo envolvendo a morte de pacientes foi o principal motivo para que nada fosse feito em relação à prática de condutas arbitrárias e ilegais.
Um programa de compliance serve para amparar a empresa a fim de atitudes irregulares não aconteçam e, caso aconteçam, sejam elucidadas da melhor forma possível. Para tanto é preciso que as ferramentas sejam efetivas e sejam desenvolvidas e acordo com a realidade de cada empresa. É preciso que o programa seja dinâmico e que tenha a ética e integridade em sua base – o que percebemos que não foi feito no filme em questão.