Sejamos sinceros: o que toda empresa deseja? Lucros! Crescer, se expandir, ser reconhecida, abrir novas filiais, manter-se com competitividade no mercado, atrair mais clientes, todos esses itens proporcionam uma coisa em comum: o aumento da lucratividade.
Não há nada de errado em desejar o lucro. O grande erro está em não perceber que a lucratividade relaciona-se, diretamente, com a produtividade dos colaboradores.
Toda atividade que lida com pessoas deve entender de pessoas. Pode-se dizer que esse é um pré-requisito para o crescimento de uma empresa. Relacionamento com colaboradores, relacionamento com os clientes, com terceiros, com parceiros, com fornecedores. Qualquer que seja a atividade empresarial, o relacionamento com pessoas está presente.
Toda empresa sonha com a alta produtividade de seus colaboradores. A pergunta que se faz é: ela está, de fato, proporcionando meios que contribuam para a produtividade de seus colaboradores?
Uma empresa que não respeita as pausas e descansos legais da jornada, que não remunera bem a sua equipe, que não tem um bom clima organizacional e que não incentiva o colaborador na execução de suas atividades está fadada a não encontrar a tão sonhada produtividade que almeja. Além disso ela sofrerá com o alto índice de rotatividade de colaboradores dentro da companhia.
Empresas como Google, Mercado Livre e Walmart possuem, em sua estrutura, uma sala de soneca para os colaborares. Essas empresas sabem que o descanso é fundamental para que os colaborares sejam produtivos no trabalho.
Para que se tenha colaboradores mais produtivos, é necessário criar um bom clima organizacional na instituição. Um ambiente de trabalho leve, harmônico e inspirador influencia na produtividade dos funcionários. É interessante estreitar laços e fazer com que os colaboradores se sintam parte da empresa. O colaborador fez um bom trabalho? Elogie! Esse simples ato o estimulará a desempenhar seu trabalho com motivação. Essa é a estratégia adotada, por algumas empresas, que destacam o funcionário do mês.
Ter um plano de carreira, que valorize o colaborador e que remunere a sua atividade de forma que ele se sinta valorizado, contribui para que haja colaboradores mais produtivos. Essa medida também dá à empresa um forte fator competitivo no mercado.
As estratégias para conseguir colaboradores produtivos não são nenhum bicho de sete cabeças. São estratégias pontuais, que estão atreladas à gestão de pessoas, à valorização dos colaboradores e à sua integração na empresa como agentes capazes de modificar a dinâmica empresarial.
Valorize a sua equipe. Isso aumentará a produtividade da empresa e lhe dará um forte diferencial competitivo no mercado.